TICs

     As novas tecnologias devem ser usadas com criticidade e reflexão, nem todas as informações nelas contidas, a exemplo da internet, são verdades.  Então selecione o que você vê e ouve através das mídias (Internet ,televisão, rádio e etc.) E saber utilizar adequadamente essas tecnologias a nosso favor , filtrando o bom do ruim, assim o uso dessas tecnologias contribuirá na nossa formação de cidadão consciente e apto a assumir nosso devido papel na sociedade. E o Importante papel do docente: auxiliar os alunos na formação dessa criticidade, reflexão e autonomia diante da mídia, transformando-as de simples tecnologias em tecnologia educacional.
Ap. de Goiânia, 19-01-2011.
Profª Suyane Faria



O NTE de Aparecida de Goiânia oferece cursos para os profissionais da educação se atualizarem ou mesmo aprenderem sobre as  tecnologias de infomação e comunicação. Vivemos numa época na qual o uso das tecnologias é indispensável, e a escola tendo um papel de formadora e mediadora do conhecimento, não pode ficar alheia ao uso dessas tecnologias nas práticas educacionais.
_________________________________________
O que são os Hipertextos
   Os hipertexto são textos não lineares, ou seja, que não segue uma sequência, e que nos possibilitam adquirir uma gama de conhecimentos, que um texto simples não permitiria. Como traduz bem o trecho do Wikipédia sobre hipertexto: “ O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processos de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re)construção coletiva”. Os hipertextos segundo Burke (2004) e Chartier (2002) ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva.
   Os hipertextos não podem ser ligados somente a internet, apesar de muitos autores defenderem a ideia que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. Mas Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não-linear de leitura.
    Todo texto que nos permite ter acesso a outras fontes de conhecimento é um hipertexto, e esse tipo de texto é o mais indicado para ser trabalhado em sala de aula, pois ele tem como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto. Intertextualidade. (1987, p. 162).    
    ___________________________________________________
Acesse para saber mais sobre:
como trabalhar com orkut na sala de aula com a Língua Inglesa
http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/46200752107PM.pdf

Discussão proinfo sobre Orkut na Educação
http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Lista_de_discuss%C3%A3o_Proinfo_Orkut_na_Educa%C3%A7%C3%A3o

NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA?
http://www.escolaheitor.net/planejamento/8543090-Novas-Tecnologias-Na-Sala-de-Aula-Melhoria-Do-Ensino-Ou-InovaCAo-Conservadora.pdf

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml

As novas tecnologias devem ser usadas com criticidade e reflexão, nem todas as informações nelas contidas, a exemplo da internet, são verdades. Então selecione o que você vê e ouve através das mídias ( Internet ,televisão, rádio e etc.)  E procure on melhor para contribuir na sua formação de cidadão consciente.