Projetos

Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva
Projeto elaborado pelos professores do turno Matutino.


Projeto: Espírito da Páscoa


Aparecida de Goiânia,
Abril/ 2011.



JUSTIFICATIVA:

    O projeto tem como objetivo incentivar e aprimorar a leitura e escrita, melhorando assim o processo ensino aprendizado através da Páscoa, que é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo e ainda sim muitos de nossos alunos não conhece sua origem, significados e símbolos, por esse motivo o tema é um grande motivador para atividades de leitura, escrita e atividades lúdicas e práticas, em sala de aula e fora dela, bem como para trabalhar de forma interdisciplinar, estimulando a criatividade e a solidariedade e o sentimento de fraternidade e a transformação em seres humanos melhores e mais conscientes do seu papel na sociedade.


Objetivo Geral:
• Estimular o interesse e envolvimento no processo de leitura e escrita, através de atividades com o tema Páscoa. Promovendo o envolvimento de todas as disciplinas e de todos envolvidos no processo ensino/aprendizado dessa Unidade Escolar.


Objetivos Específicos:
• Aprimorar a leitura, a interpretação e a escrita;
• Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
• Vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa;
• Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Ampliar o vocabulário;
• Socializar-se com o grupo participando das propostas apresentadas na sala de aula e fora deste espaço.
• Participar com cooperação e interesse das atividades proporcionadas pela escola.

Duração: 04 a 20 de abril de 2011
Séries: 6º ao 9º anos
Disciplinas: Interdisciplinar

DESENVOLVIMENTO:

         O tema Páscoa será trabalhado de forma interdisciplinar, sendo assim:

Em Português: Leitura e interpretação de textos com gêneros textuais variados: narrativos, informativos, poéticos, culinários e etc. E a produção de textos, para desenvolver a escrita a coerência e coesão.
História: A origem da Páscoa - o conceito Histórico.
Geografia: Sistema capitalista: Consumismo e produção; Cartografia: localização dos principais países que comemoram a Páscoa.
Inglês: A comemoração da Páscoa na cultura inglesa.
Ciências: Produção dos ovos de Páscoa, valor nutricional; Texto trabalhando o porquê de o coelho ser um dos símbolos da Páscoa.
Matemática: Gráficos com dados referentes à influência econômica do consumo dos ovos de páscoa, em diferentes e Estados, países e décadas.
Artes: Teatro e confecção de lembrancinhas.
Ensino Religioso: O verdadeiro sentido da Páscoa e seus símbolos. A páscoa em diferentes religiões.
Leitura e Produção: Leitura e conversa sobre os textos trabalhados nas outras disciplinas. Pesquisa e leitura de receitas com alimentos típicos da Páscoa e preparo de alguns desses alimentos para expor na culminância.
Educação Física: Colaborar com Artes nos ensaios das apresentações artísticas.

*    Para encerrar o projeto, no dia 20 de março de 2011, teremos a culminância com apresentação de teatro para todo o colégio e exposição dos alimentos e dos trabalhos realizados, como as produções de textos e cartazes sobre a origem e símbolos da Páscoa, dentre outros.


RECURSOS UTILIZADOS:

- Textos de gêneros variados com o tema Páscoa.
- Aparelho de Som (sala de aula) e Caixa acústica, som e microfone (pátio)
- Cartolinas, pincel atômico e figuras da Páscoa para a confecção dos cartazes;
- Quadro negro e giz;
- Computador e internet;
- Máquina digital;
- Alimentos como: Brigadeiros, Ovos de Páscoa, bolos e pães.
- Livros paradidáticos.
- Papéis diversos, colas, tesouras e etc, para confecção das lembrancinhas.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma individual e coletiva, através da participação nas atividades realizadas e de um relatório, que tem como objetivo cada um avaliar o que aprendeu a sua participação e colaboração, e do projeto como um todo.

















________________________________________________


Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Professora Suyane Faria





Projeto: Brincadeira de IOIÔ



Aparecida de Goiânia
Abril/2011



JUSTIFICATIVA:

     Este projeto tem como objetivo incentivar e aprimorar a leitura e a escrita, através do tema: brincadeira de ioiô, já que estamos vivenciando uma febre por esse brinquedo e até enfrentando indisciplina por parte de alguns alunos que estão levando o ioiô para sala de aula, assim a contextualização é imprescindível para melhorar o aprendizado e aumentar o interesse pelas aulas com isso os educandos irão conhecer a origem do ioiô, através da leitura, a pesquisa na internet, produção de texto e as desenvolver as habilidades psicomotoras, proporcionando aos alunos um momento de expor suas habilidades com esse brinquedo, por meio de um campeonato e também para conscientizá-los ao uso adequado do ioiô.


OBJETIVO GERAL:
• Incentivar e aprimorar a leitura e a produção de texto através do tema: Brincadeira de Ioiô. Melhorando assim a qualidade do ensino/aprendizado.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Conhecer a história do ioiô, como é feito e algumas manobras.
• Aprimorar e incentivar a leitura e a escrita;
• Conhecer a estrutura textual do texto descritivo, anúncio e propaganda e aplicá-la adequadamente;
• Usar de forma adequada o computador e a internet como fonte de novos conhecimentos;
• Contextualizar a leitura e escrita através da brincadeira do ioiô.
• Despertar o interesse pela brincadeira saudável e pela aquisição de novos conhecimentos;
• Desenvolver o espírito de participação, competição e respeito aos outros;
• Estimular a socialização e participação das atividades em sala e fora dela.



Duração: Seis aulas
Séries: Ensino Fundamental - 2ª fase.
Disciplina: Leitura e Produção de Texto.


Desenvolvimento do projeto:

    Na primeira aula será feito o resgate dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, depois levar os alunos ao laboratório de informática para pesquisarem sobre a origem do ioiô, copiar o conteúdo no computador (BrOffice Writer). Na segunda aula eles irão passar o texto para o caderno e será trabalhada a leitura e a interpretação. Na terceira aula os alunos irão produzir um texto descritivo, descrevendo um ioiô que será exposto na sala de aula e depois irão ver vídeos (You Tube) com manobras e campeonatos, anúncios e propagandas. Na quarta e na quinta aula eles em grupos, irão ler  textos do gênero: Anúncio e Propaganda  e depois produzirão um texto com esse gênero anúnciando um "novo ioiô" e para finalizar eles farão vídeos fazendo a propaganda desse ioiô. E na última aula eles irão apresentar os vídeos. Os vídeos serão passados para um CD e visto por toda comunidade escolar. O melhor vídeo será premiado e postado no blog do Colégio, com a devida autorização dos responsáveis.

    Durante o recreio será realizado o campeonato, cada participante terá 1 minutos para apresentar suas manobras que será julgado pelo júri, que será composto por membros da comunidade escolar: aluno, professor, funcionário, pai de aluno. Cada participante receberá notas de 0 a 10. Serão classificados para a Semifinal os cinco com melhores notas. Após a apresentação desses cinco irão para final os três com as notas mais altas. E na final os três finalistas irão se apresentar e será decidido o 1º, 2º e 3º lugar. E será entregue os prêmios para os ganhadores.

     Para finalizar o projeto eles irão produzir um relatório que tem como objetivo cada um avaliar o que aprendeu a sua participação e colaboração, e do projeto como um todo.

RECURSOS UTILIZADOS:
- Computador e internet;
- Máquina digital;
- DVD, TV
- Ioiô
- Fichas de inscrição;
- Ficha para colocar as notas dos participantes do campeonato;
- Troféu e medalhas.

AVALIAÇÃO:
    A avaliação será feita de forma individual e coletiva, através da participação nas atividades de pesquisa, leitura, escrita, produção dos vídeos e de um relatório, que tem como objetivo cada um avaliar o que aprendeu a sua participação e colaboração, e do projeto como um todo.




1º dia do Campeonato

1º Campeonato de Ioiô do Colegio Artur
 


Júri
 
2º dia

juri 2º dia













Profª Suyane entregando
 o prêmio de 1º lugar


Este ganhou  em 2º lugar