EJA

A história da Educação de Jovens e adultos no Brasil


    Para se ter alguma noção de como a Educação de Jovens e adultos aconteceu no Brasil, se faz necessário um retrospecto da história das últimas quatro décadas da ação do Estado no campo da EJA. Sendo estes: “Fundação Mobral (1967 – 1985), da Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos – Fundação Educar (1986 – 1990) e do Programa Brasil Alfabetizado (2003 – atual)” (SUZUKI, 2009, p. 16).
Como ponto de partida é o Movimento Brasileiro de Alfabetização – Fundação Mobral foi criado no período da ditadura militar para responder às necessidades do Estado autoritário.
     O Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado em 1967 (embora só inicie suas atividades em 1969) e funcionando com uma estrutura paralela e autônoma em relação ao Ministério da Educação, reedita uma campanha em âmbito nacional conclamando a população a fazer a sua parte: “você também é responsável, então me ensine a escrever, eu tenho a minha mão domável, eu sinto a sede do saber”. O Mobral surge com força e muitos recursos. Recruta alfabetizadores sem muitas exigências: repete-se, assim, a despreocupação com o fazer e o saber docentes – qualquer um que saiba ler e escrever pode também ensinar. Qualquer um, de qualquer forma e ganhando qualquer coisa (GALVAO; SOARES, 2004, p. 45-46).
     Desta maneira, foram recrutados pessoas que sabiam ler e escrever para ensinar quem não sabia ler ou escrever. Essas pessoas muitas vezes só tinham este conhecimento, na maioria das vezes não tinha nenhum grau de escolaridade.
     O Mobral foi extinto em 1985, surgindo desta forma a Fundação Educar, que desempenhou um papel relevante na atuação do Ministério da Educação junto a Prefeituras municipais e organizacionais da sociedade civil, com destaque nos movimentos sociais e populares.
     Mudanças significativas foram perceptíveis na condução da formação do educador e na concepção político-pedagógico do processo de ensino-aprendizagem. O período foi marcado pelos conflitos entre Estado e Movimentos Sociais originários pelo atraso no repasse dos recursos e na defesa da autonomia dos movimentos na condução dos processos pedagógicos. (FARIAS, 2006, p. 16).
     No ano de 1990, sendo este ano Internacional da Alfabetização aconteceu o contrário, ao invés do Governo de Fernando Collor de Mello dar prioridade a Educação simplesmente aboliu a Fundação Educar, sendo que não criou nenhuma outra instância que assumisse suas funções. Desta forma, a partir deste ano o Governo ausenta-se como articulador e indutor de uma política de alfabetização de jovens e adultos no Brasil. Em 2002, na gestão do governo de Luís Inácio Lula da Silva, foi criado o Programa Brasil Alfabetizado e das Ações de continuidade da EJA.

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Trabalhando com alunos do EJA
 Alunos do EJA no Laboratório de Informática, explorando  novos Horizontes e  utilizando as tecnologias para adiquirir e aprimorar seus conhecimentos.
   No começo a maioria dos alunos tiveram uma certa resistência em usar o computador, talvez por não saberem como utilizá-lo, mas depois de vencerem seus próprios medos e receios - do "novo" e do "desconhecido", eles já começaram a perceber a importância de saber usar as novas tecnologias em favor de sua formação profissional e pessoal.


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Trabalhando com Genêro textual: Receita e a Classe de palavras dos Numerais



    Aula da professora Suyane Faria( Português). No primeiro momento foi apresentado aos alunos um texto e se eles sabiam que tipo de texto era aquele. Depois de identificá-lo como sendo uma receita,  identificaram também a sua estrutura. Através da receita foi revisado a classe de palavras dos numerais. No segundo momento foi pedido aos alunos que fizessem uma receita e trouxessem para a sala de aula e que fosse apresentada aos demais colegas. Então eles fizeram as receitas e apresentaram para a turma, depois das apresentações fizeram a degustação das receitas. Essa aula teve a finalidade de reconhecer a receita como um texto, sua estrutrura e identificar os numerais na sua composição, além de trabalhar a oratória dos alunos e a socialização. Adoramos a aula!


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7 comentários:

  1. Essa aula foi muito gostosa, adorei a ideia...

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  2. Antes tarde do que nunca este deve ser um dos principais conselhos que estudantes do noturno levam diariamente para o colegio artur.

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  3. nos devemos a deus por termos uma escola que nos da um ensino digno e bem exenplar.

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  4. Raimunda Alves 6º semestre EJA18 de novembro de 2010 às 13:54

    achei a aula muito importante porque au mesmo tempo que
    aprendemos foi divertido; raimunda alves. 9o. ano.

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  5. Que aula Gostosa!!!!!!!!!
    Também quero!!!!!

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  6. Parabéns à professora Suyane, pela maneira diferente de ensinar aos seus aluno. Com certeza eles lembrarão de você com muito carinho. Parabéns!!!!

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  7. Sílvia Santin (Dep. Eng. PUC-GO)19 de novembro de 2010 às 08:18

    Sou grande admiradora do processo educacional, e essa iniciativa com absoluta certeza fez os alunos aprenderem mais... Portanto parabéns à professora Suyane pela bela aula.

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